Por falta de habilidade as fotos estão todas foras de ordem, mas o texto está bem simples de ser compreendido
Se desejarmos verificar se um determinado solo possui capacidade de resistir a 500 KN, por exemplo, procedemos da seguinte forma:
a) Devemos primeiro criar um fator de segurança para quaisquer desvios cometidos durante o ensaio, no caso sugeriremos Fs = 2 (pra facilitar as contas).
a) Devemos primeiro criar um fator de segurança para quaisquer desvios cometidos durante o ensaio, no caso sugeriremos Fs = 2 (pra facilitar as contas).
b) Devemos então calibrar o equipamento, ressaltando que agora a resistência a ser buscada é de 1.000 KN (em função do fator de segurança ser 2 – 500KN x 2 = 1.000 KN)
c) De posse destes dados buscamos na tabela uma ponteira capaz de “suportar” a carga devida, observando que quanto maior for a ponteira melhor o resultado obtido, pois em ponteiras pequenas o equipamento tende a trabalhar a punção.
d) Na análise da tabela temos que para esta carga (1.000 KN) as ponteiras de 1/10” a ½” , adotaremos então a ponteira de ½” (carga de 1082 KN) por ser a maior. Da tabela temos que a calibragem de penetração necessária para esta ponteira nesta carga é de 90, para isso então marcamos 90 no ‘embolo’ da agulha, como mostra a figura.
e) Agora basta pressionar o embolo e verificar se a ponteira entra no solo ou não, se entrar significa que o solo não resiste a carga solicitada, se a ponteira não for enterrada completamente no solo, significa que o solo resiste a esta capacidade de carga
Alguns tipos de “penetrômetros” e suas especificações podem ser encontrados no site que segue:
http://www.solotest.com.br/solotest/A14.PDF
Obs: O CEPROTEC NÃO POSSUI ESTE EQUIPAMENTO - Pedi-o junto com os livros!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário