Mensagem de Páscoa

O que você tem buscado? Que tipo de projeto tem sido agraciado com seu tempo, esforço, imaginação? Quais as coisas que você tem sacrificado para conseguir o que deseja? É uma boa troca?

A Páscoa é uma época de mudanças, de renovação. A primeira páscoa aconteceu quando o povo israelita saiu do Egito em busca da Terra Prometida. Abandonaram uma situação mediana: tinham algum conforto e segurança no Egito, mas eram escravos.

Partir em busca de uma situação melhor, e de liberdade, exigiu um sacrifício e perdas temporárias. Foi uma troca, uma descida de condições para depois subir novamente, e ficarum pouco acima.

Nenhuma melhoria de vida ou de condição pode ser conseguida sem esforço, sacrifícios e trabalho. "Não há almoços de graça", já foi dito. Em paralelo a essa realidade, é preciso cuidado para não trocar coisas boas por outras piores. É preciso atenção. Para sair da terra de acomodação, do "algum conforto" para uma situação melhor, é preciso coragem.

Às vezes nos acomodamos à "escravidão" suportável ao invés de ir em busca de outras realidades. Para concretizá-las é preciso coragem, e a disposição de enfrentar mares, desertos e batalhas. Mas depois de tudo há a liberdade, e a terra que "mana leite e mel".

Acho que o povo caminhando no deserto foi uma das primeiras metáforas dos concurseiros. Eles, como quem faz concursos, buscavam algo melhor, uma terra diferente. Sobre escolhas e buscas, sacrifícios e trocas, e indo buscar inspiração em uma parábola, Rubem Alves escreveu:"Era uma vez um homem que se dedicava a ganhar dinheiro. Ganhardinheiro era o seu prazer.

O crescimento da sua fortuna lhe dava um delicioso sentimento de segurança quanto ao seu futuro. Assim, ele não gastava o que ganhava. Investia na bolsa de valores a fim de obter novos lucros e assim ter uma segurança maior ainda. Aconteceu que uns investimentos qque fizera lhe deram lucros enormes, inesperados. Ele muito se alegrou e disse: 'Finalmente posso parar de trabalhar. Finalmente o meu futuro está garantido. Oh, minha alma! Descansa, come, bebe, regala-te, ama...

'Mas Deus lhe disse: 'Como és tolo... Não és dono do teu corpo e pensas que, com esse corpo que não te pertence podes possuir alguma coisa? Mas hoje vão pedir a tua vida! Deverias ter gasto o que ganhaste enquanto a vida lhes era dada. Agora que a tua vida te é tirada, o que ajuntaste vai para outros... De que vale a um homem ganhar o mundo todo se, para ganhá-lo, deixa a sua vida no presente escorrer por entre os dedos...'"

Buscar dinheiro e perder a saúde, a família ou a alegria são trocas tolas. Sacrificar parte do tempo e do lazer para ter mais conforto, uma troca sábia. Mas todas as trocas precisam ser medidas, e o "aproveitar a vida", a família, as coisas, é, de fato, algo urgente a ser feito concomitantemente com a semeadura de dias melhores e com a construção de novas realidades.

Na páscoa cristã Jesus sacrificou-se em prol de uma nova realidade, em prol do próximo. Ele mesmo disse que "ninguém tem maior amor do que este: o dar a vida pela de seus amigos". Foi um sacrifício de si mesmo em prol de algo em que Ele acreditava.

No concurso, vejo homens e mulheres dando sua vida em prol de seus filhos, e, no serviço público, muito mais do que pelos vencimentos, homens e mulheres se doando em favor do serviço que realizam. Idealistas, eles ainda existem.

Nessa páscoa, mais do que qualquer chocolate ou festa, que a grande festa seja a oportunidade de fazer escolhas, de cruzar oceanos e desertos para buscar a liberdade de escolher em que terra queremos morar.

Meus votos são de que todos tenham uma boa páscoa e que encontrem, depois dos desertos, uma terra próspera e acolhedora. Ela está lá, à nossa espera.

Autor:
William Douglas é juiz federal com mestrado em Direito e pós-graduação em Políticas Públicas e Governo. Atua também como professor em cursos de extensão em Direito e preparatórios para concursos. É autor de vários livros com dicas para passar em concursos públicos.
Retirado de: http://concursos3.correioweb.com.br/htmls/colunaparceiro/colunaparceiro.shtml

Nenhum comentário: